Potência de fora para dentro
Agir de forma intraempreendedora é levar frescor e novas soluções para negócios já estabelecidos, mas que buscam inovação
Sabia que o botão “curtir” do Facebook surgiu a partir de uma ideia intraempreendedora? De tão associado à marca da gigante de tecnologia, o ícone do polegar para cima, que pode ser clicado em sinal de aprovação a um post, parece ter saído da cabeça do fundador Mark Zuckerberg, ou pelo menos de alguém da sua equipe.
Não foi. A ideia despontou em um hackathon, evento que reúne programadores e outros profissionais ligados a desenvolvimento de softwares, numa espécie de megabrainstorming que pode durar até semanas. Pois a ideia foi adotada com sucesso pelo Facebook e hoje é um dos ícones mais populares das redes sociais.
História parecida, também de intraempreendedorismo, ocorreu com o Gmail, que foi resultado de um projeto desenvolvido por um colaborador do Google. Hoje, é uma das ferramentas mais básicas e essenciais para quem navega na internet e desfruta dessa e de outras utilidades do buscador universal. Em outubro de 2018, o Google divulgou que o Gmail já tinha 1,5 bilhão de usuários ativos por mês. Que baita (intra)empreendimento, não?
Outro exemplo é o Post-it da 3M, aquele papelzinho que pode ser fixado em diversos tipos de superfícies, podendo ser arrancado a qualquer momento, sem rasgar nem deixar marcas. Pois bem, o Post-It é resultado de um “acidente de percurso”: quando um cientista da empresa buscava desenvolver um adesivo para tecnologias espaciais, acabou descobrindo um outro adesivo, de colagem e remoção suaves, tão popular hoje nos escritórios.
Há muitos outros cases de intraempreendedorismo no mundo corporativo, seja em multinacionais e marcas de penetração global ou em empresas de médio e pequeno portes. A lógica é a mesma: haver um ambiente propício para que novas ideias e visões circulem internamente, como respostas a desafios compartilhados. A empresa torna-se uma grande antena para captar os insights inovadores. Mas o pulo do gato mesmo se dá com a escolha de parceiros intraempreendedores, que puxam para si a solução de desafios, como se fossem donos do negócio.
Créditos foto: @epicantus.
- Agência de Publicidade
- Business
- criatividade
- Empreendedorismo
- intraempreendedorismo
- Marketing Digital
- Publicidade Online
- startups